top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

HISTÓRIAS: SEMPRE O PEQUENINO MIRAI




Mirai tem muitas histórias.

Histórias essas que foram conteúdas por vários momentos.


IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO – MIRAHY-MG


A primeira Igreja foi construída em 1853, sob a invocação de Santo Antônio, tendo como primeiro padre o Capelão Francisco Rodolfo de Medeiros (1872).


O seu patrimônio foi construído por 10 alqueires de terras de cultura, comprados por subscrição popular a Salustiano Jose Fernandes e a sua mulher Dona Maria Porcina do Amor Divino, donos da Fazenda das Três Barras, em 15 de dezembro de 1852. A Igreja foi reconstruída pelos esforços do reverendo Padre Dario Moura, no ano de 1911, homem simples modesto e caridoso, que de tudo fazia para o engrandecimento da Igreja. Padre Dario Moura colocou luz elétrica no interior e na fachada da Igreja, como também decorou o interior da Igreja com estátuas, altares e imagens. Criou associações religiosas para o bom funcionamento da Igreja, como Damas do Coração de Jesus, Pia União das Filhas de Maria, Conferencia de São Vicente de Paulo, Conferência dos Santos Anjos, Conferencia de São Luiz Gonzaga e de São Geraldo. Quanto vigário da Paroquia de Santo Antônio, Dario Moura, tinha na Igreja a frequência nas aulas de catecismos 200 crianças, batizados cerca de 685, casamentos 94 e 5000 comunhões, por ano.


O segundo padre a assumir a direção da igreja foi Antônio Gomes Carneiro (1878) O terceiro Padre a assumir a Igreja de Santo Antônio foi Jose Maria Vassali (1882) Sendo que no ano de 1907, estiveram como párocos os Padres Joaquim Xavier Lopes, Dimas Guimarães, Américo Coelho e o Dario Moura. Nos idos de 1919 Monsenhor Antônio Fernandes de Lellis. Na década de 1920 estiveram a frente da Igreja de Santo Antônio os padres, Francisco Ermelindo Ribeiro (1920), Dario Moura, Aristides Clemente (1928) Padre Symphoronino Almeida ( 1929)Padre Oscar Ferreira da Silva ( 1930)Padre Alfredo Fernandes Silva, Padre Beneditcto de Lucca, Padre Messias Passos, Padre Gladiston Baptista Gall, e Padre Silvestre Alves de Souza ( 1931) , e em março do ano de 1934 chega a Mirahy o Padre Ernesto Tancredo que ficou no comando da Igreja de Mirahy por 38 anos.


Nos anos 1970 monsenhor Ernesto Tancredo iniciou uma grande obra na Igreja Matriz, com várias modificações estratégicas para o seu funcionamento e celebração das missas, veio a falecer no dia 24-01-1972, com o falecimento do Padre Ernesto, chegou a Mirahy, o Padre Holandês Arnaldo Von Kuik (1972, 1974) Padre Vinicius Santos Silva-Miraiense-(1961) Padre João Batista Rotondo –Miraiense -(2004) De 1972 em diante estiveram pela igreja os Padres, Estevam, Padre Casemiro Campos, Padre Jose Von Duynhoven, Padre Pedro Schreus, Carlos Alberto Borges, Padre Plínio, Padre Antônio Luiz da Silva, Padre Edmilson Ferreira de Souza deu prosseguimentos ás obras da igreja com um grande apoio da sociedade.


Mirai tem história.


GUIA MIRAI


Comments


bottom of page