top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

GOVERNO SIMPLIFICA RENOVAÇÃO DA CNH NA MODALIDADE DIGITAL


Serviço que necessitava de deslocamentos, agora pode ser feito em casa.



Governo simplifica renovação da CNH na modalidade digital

O serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que antes necessitava de vários deslocamentos, hoje pode ser resolvido em casa, no computador ou celular com apenas alguns cliques. A solicitação do novo documento está disponível na modalidade on-line em qualquer lugar do estado, dispensando a ida do cidadão a um posto de atendimento.

O pedido de renovação pode ser feito no site da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ou pelo aplicativo oficial do Governo de Minas – MG App.


A solicitação digital de renovação da CNH representa a maior parte dos atendimentos prestados em Minas Gerais. Somente em fevereiro deste ano, das 119.465 solicitações, 98.932 foram digitais, 83% de todos os pedidos pelo serviço. O cidadão só precisa se deslocar para fazer os exames médicos.


O processo é todo virtual, e a nova CNH é recebida no domicílio cadastrado pelo condutor. Para quem possui a Carteira Digital de Trânsito (CDT), o documento é liberado no mesmo dia.


Quem possui o MG App é avisado com 30 dias de antecedência da necessidade de renovar a CNH, podendo fazer todo o procedimento no aplicativo. Na mesma notificação, já é possível realizar o atendimento. É só preencher os dados, emitir a taxa de pagamento e agendar a clínica na página que é direcionada para o usuário.


Simplificação

Outra facilidade na renovação de CNH é o pagamento dos exames médicos disponíveis em duas modalidades digitais, podendo ser no cartão ou no Pix. Antes, o atendimento nas clínicas credenciadas só podia ser feito com dinheiro físico, mas, agora, o cidadão tem mais uma opção prática e digital.


Além da renovação de CNH, outros serviços digitais relacionados ao trânsito também estão disponíveis, entre eles a alteração do endereço de condutor.


GUIA MIRAI

(por Agência Brasil)

Comments


bottom of page