Lenílson Braga da Silveira, apelidado de Carioca, foi contratado para matar Mauro Campbell Marques em 2006. Ele foi julgado e estava foragido há dois anos, conforme a Polícia Federal.
Está preso em Visconde do Rio Branco o ex-policial militar Lenílson Braga da Silveira, o "Carioca", acusado de participar da tentativa de assassinato de Mauro Campbell Marques, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O suspeito foi localizado na última quinta-feira (4), em Senador Firmino.
Lenilson estava foragido há dois anos, após ter mandado de prisão expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.
Em 2015, foi condenado a 15 anos e 6 meses de prisão por envolvimento na morte de Mauro Campbell, então procurador do Amazonas. Entenda o crime mais abaixo.
A operação de captura do foragido contou com participação da Polícia Militar de Minas Gerais, do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), da Subsecretaria de Inteligência da PM do Rio de Janeiro e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado.
O crime
A tentativa de homicídio de Mauro Campbell aconteceu em dezembro de 2006, em Manaus (AM), quando o atual ministro ainda se encontrava no cargo de procurador de Justiça do Estado.
Em 2007, Carioca chegou a ser preso apontado como um dos três suspeitos. À época, disse à polícia que foi contratado para executar o serviço, mas acabou fugindo antes. Em depoimento, ele confessou ter recebido R$ 25 mil para matar o então procurador.
A motivação do crime teria sido a disputa eleitoral entre os ex- procuradores pelo cargo de procurador-geral de Justiça do estado.
Em 2015, foi julgado e condenado a 15 anos e 6 meses de prisão.
GUIA MIRAI
(por G1 Zona da Mata)
Comentários