ELEIÇÕES 2022: 59 VOTOS PERDIDOS E URMA IMPUGNADA EM LISBOA. VEJA O MOTIVO
- GUIA MIRAI
- 2 de out. de 2022
- 1 min de leitura

A Justiça Eleitoral determinou a impugnação de uma das 58 urnas instaladas em Lisboa após uma tentativa de fraude. O caso, confirmado pelo Consulado do Brasil em Lisboa, foi acompanhado por Pedro Prola, delegado da Federação Brasil-Esperança, que representa o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Prola relatou que um homem de cerca de 45 anos, identificado como Fábio Felix dos Santos, tentou votar duas vezes. O homem disse aos mesários ser eleitor de Jair Bolsonaro (PL).
Ele foi retirado da sala e levado à adidância da Polícia Federal. O homem não foi preso, mas um boletim de ocorrência foi aberto e ele responderá no Brasil a um processo por crime eleitoral - fato também confirmado por autoridades do Consulado.
Segundo o relato de Prola, Félix dos Santos havia votado na urna de papel em sua seção, a de número 541, porque a urna eletrônica havia sido substituída no início da votação devido a problemas de funcionamento. Ao lado da urna para voto impresso, havia outra, eletrônica, de outra seção, a 540.
Quando ela estava pronta para o próximo eleitor votar, Felix dos Santos teria corrido, entrado na frente e votado também na urna eletrônica, no lugar de outro eleitor. À PF ele disse ter se confundido, mas o fiscal partidário não acredita nisso.
Por causa desse episódio, considerado inédito em Portugal, os 59 votos já depositados na urna eletrônica foram invalidados.
GUIA MIRAI por Estadão
Comments