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  • Foto do escritorGUIA MIRAI

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICIDIO - CONHEÇA A HISTÓRIA DO MUSTANG AMARELO QUE INSPIROU A CORDA CAMPANHA



Neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a cor amarela está sendo vista em campanhas de conscientização e na iluminação de prédios e monumentos para lembrar a importância de quebrar o estigma e combater as causas que levam mais de 726 mil pessoas por ano a tirarem a própria vida, segundo a OMS.


A cor foi adotada como símbolo em referência à comovente história de Mike Emme, um jovem americano que tirou a própria vida aos 17 anos.


No funeral de Mike, seus pais distribuíram fitas amarelas em referência a um Ford Mustang 1968 que o filho havia restaurado e onde foi encontrado sem vida, criando assim um poderoso lembrete visual da importância da conscientização sobre a saúde mental que acabou se espalhando pelo mundo.


A iniciativa levou à formação do Programa de Prevenção ao Suicídio Fita Amarela (Yellow Ribbon Suicide Prevention Program). Em 2015 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram o Setembro Amarelo no Brasil.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, 73% dos suicídios ocorrem em países de média e baixa renda.

Ele é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, como Mike Emme.


Mike Emme: a história do Setembro Amarelo

O suicídio de Mike devastou sua família e amigos. Em um bilhete, o jovem disse que não queria que ninguém se culpasse pelo que havia acontecido.


Com o objetivo de honrar sua memória e ajudar a prevenir que outras pessoas passassem pela mesma dor, Dale e Darlene Emme distribuíram as fitas amarelas no funeral do filho acompanhadas de mensagens que incentivavam as pessoas a buscarem ajuda e a falarem abertamente sobre seus sentimentos.


Mustang que inspirou campanha Setembro Amarelo contra o suicídio


Durante muitos anos, o carro foi usado em eventos de conscientização promovidos pelo Yellow Ribbon Suicide Prevention Program, servindo como um poderoso lembrete visual do impacto da perda de Mike e da importância da prevenção do suicídio.


Hoje, o legado de Mike e seu Mustang amarelo vivem por meio do movimento de conscientização sobre a saúde mental e prevenção do suicídio.


A fita amarela tornou-se um símbolo amplamente reconhecido de prevenção ao suicídio, representando esperança e a importância de oferecer ajuda àqueles que precisam, e a cor ilumina monumentos em várias partes do mundo.


O Setembro Amarelo no Brasil


A ideia da fita amarela influenciou várias campanhas e movimentos, incluindo o Setembro Amarelo no Brasil.


A visibilidade da campanha ajudou a reduzir o estigma em torno dos problemas de saúde mental e incentivou mais pessoas a buscarem ajuda e a falarem abertamente sobre suas dificuldades.


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O que diz a OMS sobre suicídio

A ligação entre suicídio e transtornos mentais (em particular, depressão e transtornos por uso de álcool) e uma tentativa anterior de suicídio está bem estabelecida em países de alta renda, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


No entanto, alerta a entidade, muitos suicídios acontecem impulsivamente em momentos de crise com uma quebra na capacidade de lidar com o estresse da vida, como problemas financeiros, disputas de relacionamento ou dor e doença crônicas.


Além disso, vivenciar conflitos, desastres, violência, abuso ou perda e uma sensação de isolamento estão fortemente associados ao comportamento suicida.


As taxas de suicídio também são altas entre grupos vulneráveis que sofrem discriminação, como refugiados e migrantes; povos indígenas; pessoas LGBTI e prisioneiros.


O estigma, particularmente em torno de transtornos mentais e suicídio, significa que muitas pessoas que pensam em tirar a própria vida ou que tentaram suicídio não estão buscando ajuda e, portanto, não estão recebendo a ajuda de que precisam, segundo a OMS.


Até o momento, apenas alguns países incluíram a prevenção do suicídio entre suas prioridades de saúde e apenas 38 países relatam ter uma estratégia nacional de prevenção do suicídio.



GUIA MIRAI

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