top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN - 21/03

No dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional de Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.


A Síndrome de Down ocorre por uma alteração na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.


O diagnóstico genético carrega consigo algumas especificidades, como, por exemplo, a cardiopatia (problemas no coração), presente em aproximadamente 50% dos casos; às vezes problemas de audição e/ou visão; atraso no desenvolvimento intelectual e da fala, dentre alguns outros. Essas são questões de saúde, a serem detectadas e tratadas médica e terapeuticamente.


As pessoas com Síndrome de Down devem ser estimuladas a terem sonhos e projetos, crescerem, estudarem e trabalharem como qualquer ser humano, e têm todo o direito de lutar pela sua total autonomia, sem que sua condição genética represente qualquer tipo de barreira.


Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com a Síndrome de Down.


Vamos espalhar respeito e empatia!


Por Prefeitura Municipal de Mirai.

Comments


bottom of page