Divulgado pela Defesa Civil, balanço também mostra: quase 2 mil pessoas precisaram deixar as próprias casas no atual período chuvoso.
No atual período chuvoso, seis municípios de Minas Gerais decretaram situação de emergência. Os dados constam no boletim divulgado nesta segunda-feira (10) pela Defesa Civil estadual. Estão na lista Alfenas e Capetinga, no Sul do Estado; Aracitaba e Alto Rio Doce, na Zona da Mata; Lassance, no Norte de Minas; e São João del-Rei, no Campo das Vertentes.
Conforme o balanço, quase 2 mil pessoas precisaram deixar as próprias casas por causa da chuva. São 405 pessoas desabrigadas — que necessitam de abrigo público — e outras 1.433 desalojadas — deslocadas para as casas de parentes ou amigos. Até o momento, não há registro de óbitos.
Desde sábado (8), no entanto, o estado não registra uma ocorrência grave relacionada à chuva. A última ocorreu em Alpercata, no Vale do Rio Doce. Durante a madrugada, uma tromba d’água provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, danificando ruas e provocando o desabamento de um imóvel. Segundo a Defesa Civil do estado, 150 famílias ficaram desalojadas.
Segundo o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa, o período chuvoso neste ano começou em 21 de setembro. “Vivemos uma instabilidade inicial e a tendência é que esta semana seja mais tranquila que a semana passada”, afirmou.
Apesar disso, chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, não estão descartadas. “principalmente nas regiões Central, Zona da Mata e parte do Triângulo”, alerta.
ALERTA
A Defesa Civil alerta a população sobre riscos de temporais por meio de mensagens de texto. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem para o número 40199. Em seguida, será pedido o CEP da residência ou local desejado. “O cadastro é importante para auxiliar a pessoa a tomar medidas de atenção e proteção em tempo hábil”, afirma o órgão.
GUIA MIRAI por O Tempo.
Kommentare