Diagnóstico preliminar para sarna foi inconclusivo, diz a instituição.
Pela terceira vez este ano, o Lar São Vicente de Paulo vive um surto de coceira que acomete parte de seus moradores. Entretanto, o diagnóstico para sarna foi inconclusivo, conforme parecer de uma médica que assiste aquela instituição. Mesmo assim, uma dermatologista esteve lá no último dia 20 de julho e orientou fossem tomadas medidas para combate à escabiose (sarna). O Lar, inclusive, divulgou nesta segunda-feira, 29 de julho, uma Nota de Esclarecimento sobre o assunto, bastante elucidativa, em resposta a uma denúncia anônima reproduzida por um perfil do Instagram.
Conforme explicou Rosirene Emídia Anastácio Costa, administradora do Lar São Vicente de Paulo, que atualmente abriga 72 idosos, esta é a terceira vez que o problema ocorre naquele recinto. “A primeira, no começo do ano, foi mais intensa, quando foram tomadas as medidas preconizadas pelos médicos e foi logo sanada. Depois, houve reincidência em maio, quando oito idosos voltaram a apresentar os sintomas e, agora em julho, dez velhinhos estão novamente com coceira, além de dois funcionários”, revelou.
Como todas as medidas de higiene e limpeza seguem em dia no Lar, Rosi disse que ouviu duas médicas sobre o assunto e há dúvida quanto ao diagnóstico de sarna, “porque o Lar está ao lado de uma mata que tem muitos animais, inclusive micos, que possivelmente são vetores de doenças”, acrescenta. Mesmo assim, completou, estamos adotando todas as medidas de combate a sarna conforme nos orientou a dermatologista”, assegurou. Ela lembra que o Lar recebeu ajuda de um benfeitor que custeou a compra de novos medicamentos, da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases que repassou os medicamentos fornecidos pelo SUS e lençóis de papel.
Sobre a situação atual do problema, Rosi conta que todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas e hoje “afirmamos com tranquilidade que a situação está sob controle e não há motivo algum para preocupação. Salientamos ainda que diariamente o lar é devidamente higienizado, com vistas à manutenção da qualidade de vida/saúde dos idosos institucionalizados, bem como de todos que ali laboram”, finaliza.
Clique abaixo para ler a Nota de Esclarecimento:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
"Em relação à postagem do perfil, viemos esclarecer que alguns idosos apresentaram coceira e diagnóstico inconclusivo de escabiose e viemos tratando conforme orientação médica. Houve melhora significativa, mas infelizmente houve reinfecção.
Importante salientar que a Obra Unida Lar São Vicente de Paulo envidou todos os esforços no intuito de cessar com esse problema. Não conseguimos entender porque houve reinfecção, tendo em vista que os procedimentos de limpeza estão de acordo com os protocolos sanitários pertinentes.
O Certificado de dedetização e lavagem de caixa d'água está em dia. Possuímos Certidão de registro de uso insignificante de recurso hídrico e o laudo de análise da água feito por Laboratório em 04/2024.
Fizemos troca do material de limpeza dos locais e superfícies, bem como todo o material de lavanderia.
Uma dermatologista já esteve no Lar no último sábado 20/07/24, orientou a fazer novamente o esquema de medicamentos em todos os idosos, mesmo os que não tem sintomas, ferver todas as roupas, intensificar a limpeza dos ambientes e etc.
Recebemos ajuda de várias pessoas, como a médica dermatologista que doou a consulta, um benfeitor que doou recurso financeiro para ajudar na compra de medicamentos, a Secretaria de Saúde Municipal de Cataguases que agilizou a entrega dos medicamentos que o SUS fornece, bem como lençóis descartáveis de papel.
Por fim, afirmamos com tranquilidade que a situação está sob controle, todas as medidas já foram tomadas, fato que a pessoa que denunciou se esqueceu de mencionar.
Salientamos ainda que diariamente o lar é devidamente higienizado, com vistas à manutenção da qualidade de vida/saúde dos idosos institucionalizados, bem como de todos que ali laboram.
Nossa indignação e repugnância a este tipo de denúncia que só tem o intuito de alarde e sensacionalismo, e que não protege e não ajuda ninguém.
Obra Unida Lar São Vicente de Paulo."
GUIA MIRAI
Comments