top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

BRASIL NAO TERÁ HORÁRIO DE VERÃO ESTE ANO


O governo federal decidiu que o horário de verão não retornará em 2024. Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, anunciou nesta quarta-feira (16) que a medida foi descartada devido à melhora nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, resultado das chuvas recentes.


A decisão foi tomada após uma reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Silveira destacou que não há necessidade de implementar o horário de verão, uma vez que a segurança energética está garantida, apesar da recuperação lenta dos recursos hídricos.


Outro motivo para o adiamento foi a dificuldade de adaptação das empresas, como as companhias aéreas, que precisariam de pelo menos 180 dias para ajustar suas operações.


A possibilidade de reintroduzir o horário de verão será analisada em 2025. Criado em 1985, o horário de verão visava economizar energia ao estender a luz natural. No entanto, foi extinto em 2019 por decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro, que argumentou que a medida não gerava mais os benefícios esperados.


O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) havia sugerido o retorno da prática, não para economizar energia, mas para reduzir o uso de termelétricas e incentivar o uso de energia solar.


GUIA MIRAÍ

Comments


bottom of page