BRASIL: MINISTÉRIO DA SAÚDE EMITE ALERTA SOBRE A SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA E VIRUS INFLUENZA
- GUIA MIRAI
- 19 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

O Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre os riscos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a circulação do vírus influenza no Brasil. A gripe, causada pelo vírus influenza, é uma infecção aguda do sistema respiratório, com alta capacidade de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D, sendo os tipos A e B os responsáveis pelas epidemias sazonais, enquanto o tipo A também é conhecido por desencadear pandemias globais.
O vírus influenza tipo A é encontrado em diversas espécies, como suínos, cavalos, aves migratórias e mamíferos marinhos, e possui subtipos que infectam humanos sazonalmente, como o A(H1N1)pdm09 e o A(H3N2). Outros subtipos de origem animal, como A(H5N1) e A(H7N9), podem causar doenças graves em humanos. Já o tipo B, que infecta apenas humanos, é dividido em linhagens B/Yamagata e B/Victoria. O tipo C, menos frequente e de menor impacto na saúde pública, infecta humanos e suínos. O tipo D, identificado em 2011 nos EUA, não infecta humanos.
Os sintomas da gripe incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e de cabeça. Adultos saudáveis podem apresentar sintomas de intensidade variável, enquanto crianças e idosos têm particularidades no quadro clínico, como temperaturas mais elevadas e complicações respiratórias. Em casos mais graves, a gripe pode evoluir para complicações como pneumonia, sinusite e desidratação, sendo as pneumonias a principal causa de hospitalizações.
Adulto - O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.
Criança - A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.
Idoso - quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.
Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como:
- Calafrios;
- Mal-estar;
- Cefaleia;
- Mialgia;
- Dor nas juntas;
- Prostração;
- Secreção nasal excessiva
Podem ainda estar presentes na gripe (influenza)
os seguintes sinais e sintomas:
- Diarreia;
- Vômito;
- Fadiga;
- Rouquidão;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes
O tratamento recomendado pelo Ministério da Saúde inclui o uso do antiviral Fosfato de Oseltamivir, especialmente indicado para casos de SRAG e para pacientes com fatores de risco, como grávidas, idosos, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas. O tratamento deve começar nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.
Para a prevenção, a vacinação anual contra a gripe é a medida mais eficaz, protegendo contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. Além da vacina, o Ministério da Saúde recomenda medidas preventivas como higienização frequente das mãos, uso de lenço descartável, evitar aglomerações e manter ambientes ventilados. Indivíduos com sintomas de gripe devem permanecer em casa até 24 horas após o fim da febre, para evitar a propagação do vírus.
por GUIA MIRAI
(com Informações do Ministério da Saúde)
Comments