Uma notável descoberta foi recentemente revelada no campo da pesquisa bíblica: um novo capítulo da Bíblia foi encontrado escondido dentro de uma tradução de 1.750 anos do Evangelho de Mateus. O medievalista Grigory Kessel fez a descoberta ao utilizar fotografia ultravioleta em manuscritos localizados na Biblioteca do Vaticano.
A descoberta faz parte do Projeto Palimpsestos do Sinai, cujo objetivo é recuperar textos que foram apagados e escritos por escribas entre os séculos 4 e 12 d.C. Os manuscritos de palimpsesto – onde o texto anterior foi lavado ou raspado, e depois reutilizado – eram comuns na época devido à escassez de materiais de escrita.
No entanto, graças às modernas técnicas de iluminação com fluorescência ou diferentes comprimentos de onda de luz, é possível recuperar os textos originais séculos depois.
Até o momento, os pesquisadores do projeto já conseguiram decifrar 74 manuscritos. Porém, a última descoberta é particularmente significativa: o texto contém uma tradução um século mais antiga do que as traduções gregas mais antigas, incluindo o Codex Sinaiticus.
GUIA MIRAI por Metrópoles
Comments