Picos de falta de luz foram registrados em diversos bairros de Visconde do Rio Branco, Ubá, Juiz de Fora, Barbacena, São João del Rei e em outros municípios das regiões.
Moradores de Visconde do Rio Branco, Ubá, Muriaé e região registraram queda de energia na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h30.
No país, também há relatos no Distrito Federal e pelo menos 9 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, além de Minas Gerais.
Em Visconde do Rio Branco, por exemplo, moradores registraram problemas nos bairros Coronel Joaquim Lopes, Barreiro, Santo Antônio, Na Zona Rural, no Centro e outros.
INTERRUPÇÃO NO PAÍS
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia no país, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência continuam sendo apuradas. Ainda segundo a ONS, a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que impactasse a produção e distribuição de energia.
"Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão", explicou.
O QUE DIZEM AS EMPRESA?
Em nota, a Energisa esclareceu que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.
“Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. Na área de concessão da Energisa Minas Rio, o fornecimento de energia já foi normalizado”, explicou a empresa.
GUIA MIRAI
(por G1 Zona da Mata)
Comments