top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

APÓS ELON MUSK QUESTIONAR ALEXANDRE DE MORAES POR 'CENSURA', AGU DEFENDE REGULAÇÃO DAS REDES


Musk diz que não fará restrições determinadas pela Justiça

Bilionário diz que medidas provavelmente farão a empresa X (antigo Twitter) perder todas as receitas no Brasil e afirma que terá que fechar escritório no país



No sábado (6), o bilionário dono do X ameaçou reverter todas as restrições determinadas pela Justiça brasileira a contas banidas


O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu a "urgente" regulamentação das redes sociais após o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), questionar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes por uma suposta "censura" no Brasil. Messias se manifestou no sábado no X, mesma rede em que Musk iniciou o embate a Moraes.


"É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável", disse Messias.


Na madrugada de sábado, Musk respondeu em tom de crítica uma publicação feita por Moraes em 11 de janeiro, em que parabenizava o ministro da Justiça de Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, pela posse no cargo. "Por que vocês exigem tanta censura no Brasil?", questionou o empresário.


Musk recebeu apoio de parlamentares da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Este último, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defendeu como um dos exemplos de ações de Moraes o ex-deputado Daniel Silveira, condenado após xingar ministros do STF, utilizando palavrões e outros termos de baixo calão e insinuando que os magistrados vendiam decisões.


O bilionário continuou seus questionamentos em outras mensagens. Uma delas dizia: "Esta censura agressiva parece violar a lei e a vontade do povo do Brasil". Em outra publicação, que foi fixada ao perfil de Musk para que apareça sempre em destaque na página, ele escreveu:


GUIA MIRAI

(por O Tempo)

Comments


bottom of page