top of page
  • Foto do escritorGUIA MIRAI

APÓS 3 ANOS, ENERGIA VOLTA À BANDEIRA VERMELHA E FICA MAIS CARA EM SETEMBRO

DOR NO BOLSO

Conta de Luz dos Brasileiros Fica Mais Cara em Setembro



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a bandeira vermelha patamar 2 será acionada em setembro, o que acarretará em um aumento na conta de luz dos brasileiros. Com essa mudança, haverá um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.


Esta é a primeira vez em mais de três anos que a bandeira vermelha será ativada, após um período em que as bandeiras tarifárias permaneceram majoritariamente verdes. A última ativação da bandeira vermelha ocorreu em agosto de 2021, com uma sequência de bandeiras verdes a partir de abril de 2022, interrompida apenas em julho de 2024 com a bandeira amarela.


O principal motivo para a mudança é a seca, que resultou na queda dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas do país. Segundo a Aneel, "a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país em cerca de 50% abaixo da média."


Além disso, a agência explicou que o cenário de escassez de chuvas, aliado às temperaturas superiores à média histórica previstas para todo o país em setembro, aumentou a necessidade de operação das termelétricas, que produzem energia a um custo mais elevado do que as hidrelétricas. Esses fatores, combinados com o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), foram determinantes para a ativação da bandeira vermelha patamar 2.


por GUIA MIRAI

(Com informações da ANEEL)

Comments


bottom of page