top of page
logo branca.png

ANVISA MONITORA LESÕES E INFLAMAÇÕES APÓS NOVA FÓRMULA DE CREME DENTAL DA COLGATE

  • Foto do escritor: GUIA MIRAI
    GUIA MIRAI
  • 25 de mar.
  • 2 min de leitura

Órgão recebeu denúncias de 13 pessoas, que relataram sintomas após uso do produto

A mudança na fórmula dos cremes dentais da Colgate, especificamente na linha "Total 12", que passou a se chamar "Proteção Ativa", tem gerado uma série de críticas e reclamações por parte dos consumidores. Diversos relatos de reações alérgicas e inflamatórias após o uso do produto levaram a questão a ser analisada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que acompanha o caso de perto.


O processo de alteração na composição dos cremes dentais foi concluído no final de 2024, com o lançamento da nova linha em novembro. À época, a Colgate afirmou que se tratava da "melhor fórmula da história para prevenção de doenças bucais". No entanto, a recepção dos consumidores foi marcada por uma onda de insatisfação e preocupação com os efeitos adversos do produto.


Reações alérgicas e sintomas


Consumidores que fizeram uso da nova fórmula começaram a relatar uma série de sintomas preocupantes, incluindo:

- Inchaço nas amígdalas, lábios e na mucosa oral

- Sensação de queimação e ardência na boca

- Sensibilidade nas gengivas

- Surgimento de aftas

- Vermelhidão nos lábios


Esses sintomas levaram muitos consumidores a buscarem ajuda médica e a associarem diretamente os problemas ao uso da nova fórmula dos cremes dentais.


Volume de reclamações e impacto nas redes sociais


Na plataforma ReclameAqui, a Colgate já recebeu mais de mil queixas relacionadas a reações adversas ao uso do produto. As redes sociais também se tornaram um canal de expressão para os consumidores insatisfeitos, que têm compartilhado suas experiências negativas e cobrado posicionamento da marca.


Em resposta a uma dessas reclamações no X (antigo Twitter), o perfil oficial da Colgate no Brasil (@BrasilColgate) declarou:

"Sentimos muito por ouvir sobre isso e agradecemos por nos informar. Gostaríamos de acompanhar e entender mais sobre sua experiência — você poderia, por favor, nos enviar seu número de telefone e e-mail via mensagem privada para que possamos entrar em contato?"


Até o momento, a Colgate não fez um comunicado oficial detalhado sobre as mudanças específicas na composição do creme dental ou sobre os efeitos colaterais relatados. A Anvisa confirmou que está analisando o caso e pode tomar medidas regulatórias caso sejam identificados riscos à saúde dos consumidores.


Especialistas em odontologia e dermatologia também têm se manifestado, recomendando que consumidores que apresentem qualquer tipo de reação suspendam o uso do produto imediatamente e procurem orientação médica.


A repercussão negativa tem impactado diretamente a imagem da marca, que enfrenta um desafio para recuperar a confiança dos consumidores. Dependendo do resultado das investigações da Anvisa, a empresa pode ser obrigada a realizar ajustes na fórmula ou até mesmo retirar o produto do mercado temporariamente.


O caso levanta questões sobre a segurança de alterações em produtos de uso diário e destaca a importância de uma comunicação mais transparente com o público em relação às mudanças em fórmulas e possíveis efeitos adversos.


GUIA MIRAI

(com informações de O Tempo)

Comments


bottom of page