No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a data foi definido em 2007 pela Organização das Nações Unidas. É um dia importante, uma vez que muitas pessoas desconhecem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Compreender o que é o Autismo é um ponto para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
O QUE É AUTISMO?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração no desenvolvimento neurológico que se inicia na infância e é caracterizado por dificuldades de comunicação e padrões de comportamentos, interesses e atividades que tendem a ser restritos e repetitivos.
Pessoas com Autismo tendem a manter pouco contato visual ao conversar e ter dificuldade para interagir ou compreender gestos, por exemplo. Além disso, também podem se interessar excessivamente por temas específicos ou apresentar dificuldade para se adaptar à mudanças na rotina.
Em caso de suspeita de Autismo, é importante consultar um pediatra ou neuropediatra, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento apropriado, que pode melhorar a qualidade de vida da pessoa e ajudar no desenvolvimento da autonomia.
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO AUTISMO
Os principais sinais e sintomas de autismo são:
Dificuldade na interação social, mantendo pouco contato visual, expressão facial ou gestos, ter dificuldade em fazer amigos, e em expressar ideias e emoções;
Prejuízo na comunicação, como ter dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, compreender o ponto de vista de outras pessoas, entender figuras de linguagem, humor ou sarcasmo, manter um tom de voz monótona (parecendo um robô), ou deixar de responder ou demorar a responder quando chamado;
Alterações comportamentais, como não brincar de faz de conta, ficar aborrecido com pequenas mudanças na rotinas ou ter muito interesse por temas e objetos específicos, como a asa de um avião ou números;
Comportamentos repetitivos, como ficar sentado balançando o corpo para frente e para trás com frequência e repetir várias vezes algumas palavras ou frases.
Geralmente, os sintomas do Autismo prejudicam a pessoa no seu relacionamento com outras e podem afetar o desenvolvimento da sua autonomia. Entretanto, algumas vezes, os sinais também podem ser tão leves que acabam passando despercebidos.
GUIA MIRAI
Comments